terça-feira, 14 de abril de 2015

MOMENTO - REUNIÃO PEDAGÓGICA (planejamento) e FORMAÇÃO CONTINUADA

No dia 13 de abril de 2015, a E.E.B Helio Wasum realizou um momento pedagógico, reunindo sua equipe para o Planejamento Escolar e posterior Estudo da Proposta Curricular: Diversidade e Princípio Formativo.
O momento que se vive atualmente resulta de um cenário complexo de transformações culturais, sociais, e que reflete diretamente na educação, dessa forma o  planejamento escolar, pode e deve ser uma ferramenta muito importante para os professores, equipe escolar e para a escola, objetivando e viabilizando todas as ações pedagógicas que de pretende, e mais que isso, antecipar de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar, correlacionando os procedimentos e objetivos do ensino  que estão de certa forma interligados dentro do planejamento. O planejamento visa também demonstrar os vários fatores que devem ser considerados dentro da escola, na hora da elaboração do mesmo, as fases do planejamento e também como ele pode ser importante para nortear a formação continuada de professores, visto que no planejamento é possível aliar teoria e prática tornando assim, o trabalho pedagógico mais eficiente.

FORMAÇÃO CONTINUADA - ESTUDO DA PROPOSTA CURRICULAR: DIVERSIDADE E PRINCÍPIO FORMATIVO

A formação continuada visa à construção em conjunto com os objetivos da escola de que é preciso buscar o aperfeiçoamento e a qualificação do educador de uma forma mais condizente com a prática. E esse momento de estudo vem somar com nossa busca por uma educação melhor. O estudo frente à proposta curricular pelo grupo proporcionou reflexões, para compreendermos que muitos são os desafios colocados no sentido de construir novos currículos e que, atender as necessidades quanto ao desenvolvimento do educando não é tão simples, pois desenvolver processos formativos que preparem os educandos para conviver com esse imenso volume de informações que influenciam suas formas de ser e agir no mundo estão cada vez mais presentes tanto na escola como fora dela. Sendo assim, informações que reproduzem novas formas de ver e compreender as pessoas enquanto sujeitos diferentes precisam ser respeitados e valorizados em meio as suas diferenças, porque a diversidade está em toda a parte e saber lidar com ela é o que nos impulsiona a superar as perspectivas monoculturais, etnocêntricas e hegemônicas que determinam os modos de fazer educação escolar e de construir um currículo voltado para o reconhecimento das diversidades culturais que permeiam o nosso cotidiano.



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