No dia 13
de abril de 2015, a E.E.B Helio Wasum realizou um momento pedagógico, reunindo
sua equipe para o Planejamento Escolar e posterior Estudo da Proposta
Curricular: Diversidade e Princípio Formativo.
O momento
que se vive atualmente resulta de um cenário complexo de transformações
culturais, sociais, e que reflete diretamente na educação, dessa forma o
planejamento escolar, pode e deve ser uma ferramenta muito importante
para os professores, equipe escolar e para a escola, objetivando e viabilizando
todas as ações pedagógicas que de pretende, e mais que isso, antecipar de forma
organizada todas as etapas do trabalho escolar, correlacionando os
procedimentos e objetivos do ensino que estão de certa forma interligados
dentro do planejamento. O planejamento visa também demonstrar os vários fatores
que devem ser considerados dentro da escola, na hora da elaboração do mesmo, as
fases do planejamento e também como ele pode ser importante para nortear a formação
continuada de professores, visto que no planejamento é possível aliar teoria e
prática tornando assim, o trabalho pedagógico mais eficiente.
FORMAÇÃO CONTINUADA - ESTUDO DA PROPOSTA
CURRICULAR: DIVERSIDADE E PRINCÍPIO FORMATIVO
A
formação continuada visa à construção em conjunto com os objetivos da
escola de que é preciso buscar o aperfeiçoamento e a qualificação do
educador de uma forma mais condizente com a prática. E esse momento de estudo
vem somar com nossa busca por uma educação melhor. O estudo frente à proposta
curricular pelo grupo proporcionou reflexões, para compreendermos que muitos são os
desafios colocados no sentido de construir novos currículos e que, atender as
necessidades quanto ao desenvolvimento do educando não é tão simples, pois
desenvolver processos formativos que preparem os educandos para conviver com
esse imenso volume de informações que influenciam suas formas de ser e agir no
mundo estão cada vez mais presentes tanto na escola como fora dela. Sendo
assim, informações que reproduzem novas formas de ver e compreender as pessoas
enquanto sujeitos diferentes precisam ser respeitados e valorizados em meio as
suas diferenças, porque a diversidade está em toda a parte e saber lidar com
ela é o que nos impulsiona a superar as perspectivas
monoculturais, etnocêntricas e hegemônicas que determinam os modos de fazer
educação escolar e de construir um currículo voltado para o reconhecimento das
diversidades culturais que permeiam o nosso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário