sexta-feira, 30 de maio de 2014

PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE - Enfermeiro - Palestrante ( Luciano Fiorentin)

A EEB Helio Wasum buscando orientar seus educandos proporcionou uma palestra muito interessante e esclarecedora sobre o tema "Sexualidade", com o enfermeiro Luciano, que explanou o assunto muito bem e sanou diversas dúvidas. 
 
Conforme os PCN'S, a Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados (...) pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem imposição de determinados valores sobre outros. (MEC, 1997, p. 34).
 
A escola é o ambiente onde a interação com o mundo e com as pessoas que o cercam acontece, depois do ambiente familiar é a escola que complementa a educação dada pela família, tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e emocional de seus alunos.
 
A escola deve estar preparada para aprender e compreender todas as manifestações do educando, a fim de orientá-lo em suas buscas, ajudá-lo a sanar dúvidas e superar medos, incitá-lo a refletir, questionar e descobrir o melhor caminho a ser trilhado. É fundamental que todos os envolvidos no processo educativo considerem a importância do tema e aprendam a lidar com ele, despindo-se de preconceitos, tabus e resistências, pois acreditamos que este é um dos caminhos para uma educação libertadora e transformadora. 
Fonte: http://www.unifal-mg.edu.br/sspibid/sites/default/files/file/S02705.pdf












Nenhum comentário: